Saúde

Corrida e caminhada do DP à beira da lagoa

Adultos e crianças de todas as idades participaram do evento do Diário Popular que teve corrida e caminhada no Laranjal

Carlos Queiroz -

Carlos Queiroz 74008

Mais de 400 inscritos participaram das provas na beira da Lagoa dos Patos (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Teve atletas de todos os níveis. Gente que recém está começando a praticar exercícios físicos e quem tenha na atividade uma parte da sua rotina. Assim foi a Rústica Estação Verão, parceria do Diário Popular com Sesc, Fecomércio e Prefeitura de Pelotas que reuniu centenas de participantes neste domingo (25) na beira da praia do Laranjal (confira galeria no final da matéria).

A manhã de céu claro, sem vento e com temperatura amena foi o convite perfeito não só para os mais de 400 inscritos para as provas de caminhada e corrida. O ponto de partida e chegada das provas, junto à Casa Estação Verão, ficou cercado de famílias que levantaram cedo e cevaram um chimarrão para acompanhar as competições do início ao fim.

Dentre os corredores, esteve o casal Roberto e Cristina Vasconcelos, de 59 e 58 anos, respectivamente. Eles fizeram parte da prova principal, a rústica de cinco quilômetros que percorreu pontos da orla do Laranjal, passando pela Vila Judith e avenida Adolfo Fetter. “É a segunda vez que participamos juntos de um evento desse tipo. Eu pratico há três meses e ela começou há algumas semanas. Já notamos muita diferença na saúde, disposição”, diz Roberto. Ele conta que decidiu apostar no esporte depois que alguns exames médicos apontaram baixa resistência a esforço. “Pouco depois, repeti os exames e melhorou muito”, comemora.

Motivação também não faltou à pequena Maria Luísa Goularte, de apenas quatro anos. Acompanhada da mãe, Tamires Brune, 30, fez sua estreia nas pistas e percorreu o trajeto de 1,5 quilômetro da prova infantil do início ao fim, seguindo o exemplo da irmã Maria Eduarda, de nove anos, que só ficou de fora desta vez porque se recupera de um resfriado. Embora cansada após cruzar a linha de chegada, a mais nova era só sorrisos com a medalha de participação no peito.

Competição, sim, mas principalmente incentivo
Para Cássio Ferrari, coordenador do evento, a presença de atletas superou as expectativas e serviu para atrair cada vez mais pessoas para a prática de exercícios físicos. “A participação de crianças e adultos mostra isso. Estamos plantando uma semente de incentivo ao esporte, ao cuidado com a saúde. É a parte mais importante”, avalia.

Além da rústica de cinco quilômetros e da prova infantil de 1,5 quilômetro, a programação inclui ainda uma caminhada com 2,5 quilômetros em direção ao trapiche. As provas renderam medalhas a todos os participantes, porém apenas a rústica teve classificação conforme os tempos.

A estrutura de apoio aos participantes teve pontos de hidratação, frutas para repor as energias e suporte médico. O trânsito de veículos no percurso foi interrompido e monitorado por agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) e soldados do Exército. O evento foi patrocinado pela Ecosul e Biscoitos Zezé e contou com apoio do Uni Colégio, Sicredi e Óticas Karisma.

RESULTADO

Rústica Masculina - 5 km
1) Renan de Souza da Silva - 17min18s
2) Mauro Guilayn - 18min06s
3) Leandro Rodrigues Carret - 18min22s
4) Eder Botelho Gomes - 18min34s
5) Alex Sandro Vilela dos Santos - 19min04s
6) Nelson de Mesquita Filho - 19min06s
7) Leandro Melo e Moraes - 19min24s
8) Eugênio Sales Coelho Simões - 19min36s
9) Gabriel Mendes da Silva - 19min38s
10) Everton Rosa Ribeiro - 19min55s

Rústica Feminina - 5 km
1) Luísa Giampaoli - 21min57s
2) Renata Rodrigues - 23min13s
3) Juliana Kruger - 24min05s
4) Lucineia Soares - 24min26s
5) Mariana Torres - 24min33s
6) Elisa Milach - 25min18s
7) Janaina Pinto - 25min41s
8) Fabiola Copelo - 25min52s
9) Janise da Silva - 27min05s
10) Carla Hartwig - 27min14s

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Várzea no foco do conhecimento agrícola Anterior

Várzea no foco do conhecimento agrícola

Ligar de telefone fixo para celular fica mais barato Próximo

Ligar de telefone fixo para celular fica mais barato

Deixe seu comentário