Saúde
Corrida e caminhada do DP à beira da lagoa
Adultos e crianças de todas as idades participaram do evento do Diário Popular que teve corrida e caminhada no Laranjal
Carlos Queiroz -
Mais de 400 inscritos participaram das provas na beira da Lagoa dos Patos (Foto: Carlos Queiroz - DP)
Teve atletas de todos os níveis. Gente que recém está começando a praticar exercícios físicos e quem tenha na atividade uma parte da sua rotina. Assim foi a Rústica Estação Verão, parceria do Diário Popular com Sesc, Fecomércio e Prefeitura de Pelotas que reuniu centenas de participantes neste domingo (25) na beira da praia do Laranjal (confira galeria no final da matéria).
A manhã de céu claro, sem vento e com temperatura amena foi o convite perfeito não só para os mais de 400 inscritos para as provas de caminhada e corrida. O ponto de partida e chegada das provas, junto à Casa Estação Verão, ficou cercado de famílias que levantaram cedo e cevaram um chimarrão para acompanhar as competições do início ao fim.
Dentre os corredores, esteve o casal Roberto e Cristina Vasconcelos, de 59 e 58 anos, respectivamente. Eles fizeram parte da prova principal, a rústica de cinco quilômetros que percorreu pontos da orla do Laranjal, passando pela Vila Judith e avenida Adolfo Fetter. “É a segunda vez que participamos juntos de um evento desse tipo. Eu pratico há três meses e ela começou há algumas semanas. Já notamos muita diferença na saúde, disposição”, diz Roberto. Ele conta que decidiu apostar no esporte depois que alguns exames médicos apontaram baixa resistência a esforço. “Pouco depois, repeti os exames e melhorou muito”, comemora.
Motivação também não faltou à pequena Maria Luísa Goularte, de apenas quatro anos. Acompanhada da mãe, Tamires Brune, 30, fez sua estreia nas pistas e percorreu o trajeto de 1,5 quilômetro da prova infantil do início ao fim, seguindo o exemplo da irmã Maria Eduarda, de nove anos, que só ficou de fora desta vez porque se recupera de um resfriado. Embora cansada após cruzar a linha de chegada, a mais nova era só sorrisos com a medalha de participação no peito.
Competição, sim, mas principalmente incentivo
Para Cássio Ferrari, coordenador do evento, a presença de atletas superou as expectativas e serviu para atrair cada vez mais pessoas para a prática de exercícios físicos. “A participação de crianças e adultos mostra isso. Estamos plantando uma semente de incentivo ao esporte, ao cuidado com a saúde. É a parte mais importante”, avalia.
Além da rústica de cinco quilômetros e da prova infantil de 1,5 quilômetro, a programação inclui ainda uma caminhada com 2,5 quilômetros em direção ao trapiche. As provas renderam medalhas a todos os participantes, porém apenas a rústica teve classificação conforme os tempos.
A estrutura de apoio aos participantes teve pontos de hidratação, frutas para repor as energias e suporte médico. O trânsito de veículos no percurso foi interrompido e monitorado por agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) e soldados do Exército. O evento foi patrocinado pela Ecosul e Biscoitos Zezé e contou com apoio do Uni Colégio, Sicredi e Óticas Karisma.
RESULTADO
Rústica Masculina - 5 km
1) Renan de Souza da Silva - 17min18s
2) Mauro Guilayn - 18min06s
3) Leandro Rodrigues Carret - 18min22s
4) Eder Botelho Gomes - 18min34s
5) Alex Sandro Vilela dos Santos - 19min04s
6) Nelson de Mesquita Filho - 19min06s
7) Leandro Melo e Moraes - 19min24s
8) Eugênio Sales Coelho Simões - 19min36s
9) Gabriel Mendes da Silva - 19min38s
10) Everton Rosa Ribeiro - 19min55s
Rústica Feminina - 5 km
1) Luísa Giampaoli - 21min57s
2) Renata Rodrigues - 23min13s
3) Juliana Kruger - 24min05s
4) Lucineia Soares - 24min26s
5) Mariana Torres - 24min33s
6) Elisa Milach - 25min18s
7) Janaina Pinto - 25min41s
8) Fabiola Copelo - 25min52s
9) Janise da Silva - 27min05s
10) Carla Hartwig - 27min14s
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário